quinta-feira, 21 de março de 2013

Os Mosaícos Hidraúlicos

Os Mosaícos Hidraúlicos estão presentes, particularmente em Portugal, em todo o lado: nos mercados, nas igrejas, nos hospitais, nos museus, nos palácios, nas casas... enfim fazem parte do património do país e têm origens longíquas!

É frequente vê-los aplicados em salas, quartos, casas de banho, cozinhas, varandas, reproduzindo por vezes verdadeiros tapetes. São produtos feitos artesanalmente (à mão) e é difícil igualar as cores, o acabamento e a textura de uma forma industrial.

O Mosaíco Hidraúlico é originário do sul da França dos finais do século XIX e rapidamente se espalhou pelo resto da Europa e respectivas colónias. Até 1920, esse material era um produto de luxo somente reservado à  alta sociedade dessa época...Nos anos 60 quase desaparece, para voltar com força já na nossa época! Hoje é um produto que é  procurado muitas vezes  pelos decoradores para dar aquele ar "vintage", tão em voga, aos projectos. 

Como no passado, os mosaícos são produzidos manualmente, um a um, através do processo original, como podem visualizar no video abaixo...




É fantástico, não acham?

Para além da materialidade, o que também é muito interessante nos mosaícos hidraúlicos é a sua expressividade e urnanidade. E sendo artesanato puro, cada mosaíco é único!

Vejam como ficam um espanto! A mistura de grafismos e cores não são fabulosas? 






















Sem comentários:

Enviar um comentário