quinta-feira, 18 de abril de 2013

Chinoiseries

 A evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitectura ocidentais é originária do século XVIII, quando desenhos pseudochineses de inspiração fantástica e extravagante combinavam bem com o alegre estilo rococó que dominava aquela época.

Uma das minhas lembranças de infância refere-se precisamente a uns pratos azuis decorativos, com frescos chineses, que a minha mãe tinha na sala... Aliás, uma das minhas peças do meu enxoval (sim, é verdade sou da altura onde a minha mãe e  as minhas avós compravam enxovais para as futuras  filha/netas casadeiras!!!!) é um conjunto de chá de porcelana chinesa em tons de azuis!

 E realmente, muitas vezes quando se pensa em "Chinoiseries" vêm-nos logo à memória  motivos azuis muito trabalhados, e por vezes, com um ar bastante pesado.






Porém, é óbvio que não se resume a isso. Os móveis são muito carismáticos; prevalecem muitas texturas delicadas que fazem lembrar a seda; os motivos recorrentes são geométricos e representativos das flores, da natureza no seu todo. Os tons são fortes e marcantes.
















Conjugado com uma decoração actual e de origem europeia, todas estas peças enriquecem qualquer ambiente.

Na moda, os motivos chineses estiveram presentes nas passerelles de todo o mundo, e de lá "saltaram" literalmente para  as ruas.











Sem comentários:

Enviar um comentário