terça-feira, 2 de julho de 2013

Faianças centenárias: Bordalo Pinheiro

A "Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro" das Caldas da Rainha foi fundada em 1884 e veio revitalizar as artes tradicionais da cerâmica e do barro nacionais onde se cruzam a modernidade de diversos estilos mas, acima de tudo, evidenciam a originalidade do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro.

Assim nascia em Portugal a produção em série de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, e referências culturais de carácter universal.








Estas peças entres outras recordam-me lembranças de crianças...porque realmente estas loiças  fazem parte das casas lusitanas mais antigas...

Depois de um período mais conturbado da existência da empresa, a Faianças Bordallo Pinheiro está pronta , nos dias de hoje, para enfrentar novos desafios, dotada de uma unidade fabril moderna que preserva a tradição e o cuidado no fabrico.

Não obstante a produção dos "Clássicos" que representam o cunho pessoal das loiça das Caldas da Rainha, hoje existe uma linha mais actual e que se for bem enquadrada acrescenta um "twist" em qualquer decoração e ganha assim ainda mais valor!!!








Até a própria artista plástica Joana Vascocelos rendeu-se às estas faianças patrimoniais!!!

















Sem comentários:

Enviar um comentário