quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Peças de design: as cadeiras Luxembourg

Mais uma referência à minha juventude ligada ao design... Estudei durante 8 anos numa escola em frente ao famoso jardim parisiense " Le Luxembourg" (mais conhecido por "Luco"). Era normal passarmos muitas peripécias, aulas de ginástica e tempos livres a desfrutar do jardim em qualquer altura do ano.
 
É de facto uma referência turística para qualquer pessoa que visite Paris pela sua imponência e grandiosidade...



Sem tirar protagonismo ao palácio, o que me chamou a atenção nesta imagem foram as cadeiras verdes, que eu tão bem conheço, e a história caricata que está associada a essa peça de design...

Essas cadeiras verdes foram criadas em 1923 pelas oficinas de Paris propositadamente para o jardim do Luxembourg. Naquela época era necessário pagar para se sentar nelas 40 centavos. Esta taxa só foi abolida em 1968, após a revolta dos jovens estudantes que se recusavam a pagar. Encontra-se o mesmo modelo no Jardin de Tuileries também em  Paris e mais recentemente na Universidade de Harvard, USA.

 Desde então adquiriram uma dimensão lendária. Em 2004, a empresa Fermob pediu permissão para reinterpretá-las tornando-as mais leves e coloridas!!!







 








Sem comentários:

Enviar um comentário