domingo, 20 de outubro de 2013

As abóboras de Hallowen

Apesar de não ser uma tradição lusa, o Hallowen é cada vez mais festejado em Portugal...

Como gosto de descobrir um pouco mais sobre a origem das coisas, questionei-me sobre o simbolismo e o uso da abóbora durante a festa americana mais assombrosa do ano!!!!!

 De forma muito resumida, descobri que na Irlanda da idade média acendiam-se velas dentro de nabos para afastar os maus espíritos na festa celta de Samhain, que celebrava o fim do verão. O costume teria sido levado pelos imigrantes para os EUA e incorporado ao All Hallows Even (véspera do Dia de Todos os Santos), dando origem ao Halloween.
 Reza a lenda que Jack, homem que gostava de beber, cruzou várias vezes com o diabo pelo caminho conseguindo enganá-lo sempre para não ser levado para o inferno. Até ao dia em que, de tanto beber, morreu. A sua entrada foi negada tanto no céu como no inferno, já que humilhara o demónio em vida. Desde então, Jack passou a vagar com velas dentro de nabos para iluminar a sua alma errante.
Quando os irlandeses chegaram à América, teriam percebido que as abóboras eram mais abundantes por lá e passaram a usá-las no lugar dos nabos.

Nós por cá, temos como tradição o "Pão por Deus"; no entanto a festa de Hallowen é bastante chamativa sobretudo para as crianças, e como nunca é demais entretê-los aprendendo, porque não aproveitar a importação festiva americana e elaborar uma abóbora de terror!!!!









Sem comentários:

Enviar um comentário