quarta-feira, 12 de março de 2014

O estilo Industrial

Hoje no curso falamos sobre o estilo Industrial cuja exaltação foca-se essencialmente na forma estrutural rude e cru dum ambiente.

O estilo industrial está ligado ao movimento da Revolução Industrial nos Estados Unidos e é baseado na década de 50, quando estrangeiros com poucos recursos tomam posse de fábricas e armazéns, localizados nos subúrbios das cidades, como opção barata de habitação.

As principais características do estilo Industrial centram-se em ambientes tosco, com aspecto inacabados, onde os materiais de construção e infraestruturas fiquem à vista e onde o metal e o vidro são presença predominante. Letras, números, relógios, candeeiros de metal, ferragens, barrotes de madeira grosseira tudo isto são elementos que distingam o estilo Industrial de outros estilos. 

A ideia de trabalho fabril, racionalidade e funcionalidade são conceitos importantes neste estilo que é  muito bem conseguido em lofts, em espaços muito espaçosos com pés direitos exorbitantes, comuns em fábricas, ou espaços de transportes (garres, navios, etc).

Aqui ficam alguns exemplos...










Sem comentários:

Enviar um comentário